Reflexão e balanço final

Terminada esta unidade curricular, torna-se necessário refletir o meu percurso ao longo destes meses, as aprendizagens e as competências que desenvolvi.

I) Temas e atividades
O primeiro tema, Nativos Digitais versus Imigrantes Digitais, ajudou-me a conceber e estruturar conhecimentos sobre os chamados nativos digitais (Marc Prensky, 2011). Como tive oportunidade de afirmar várias vezes, não me revejo com este conceito de Marc Presky porque creio que uma dicotomia baseada na data de nascimento não é, do meu ponto de vista, a mais adequada. Neste sentido, sinto-me mais confortável com a proposta de David White (2008), residentes e visitantes digitais. Conceito que gostei de estudar e aprofundar.

Tive a oportunidade de avaliar a atividade de grupo (ver post O trabalho em grupo) que acabou por ser de extrema importância para o resto do semestre. Foi a primeira atividade de grupo com carácter de avaliação e, por isso, estabeleceram-se algumas dinâmicas essenciais para esta e para as restantes unidades curriculares. Esta primeira participação no fórum foi essencial para o debate de ideias, procura de referências bibliográficas, partilha e discussão de perspetivas em grande grupo. Tentei, nas minhas participações, procurar referências bibliográficas adicionais, fundamentando as minhas opiniões e conhecimentos. Foi uma decisão pessoal, menos participações, mas mais fundamentadas.

O segundo tema, Construção da Identidade na Adolescência, tinha dois recursos de aprendizagem, mas devo admitir que gostei bastante do texto de David Buckingham (ver post Introducing Identity). É um texto bastante completo e um excelente ponto de partida para aprofundar os vários temas com as diferentes lentes que nos oferece.

O terceiro tema,  Media digitais e construção da identidade social, é contínuo ao tema anterior e essencial para a compreensão da construção da identidade na adolescência. O trabalho de grupo baseou-se no texto de Sandra Weber e Claudia Mitchel “Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies“. Considero um texto muito interessante, com conceitos muito pertinentes, principalmente o de identidades-em-ação. Podem ler a  avaliação do trabalho num post anterior.

O quarto tema, Análise da Identidade em sites sociais, permitiu-me aplicar os conceitos trabalhados e operacionalizar as aprendizagens. Apesar de considerar interessante a ideia de entrevista, creio que fiz mais um questionário. Aquando da análise senti que me faltavam muitos dados e que precisava de mais informação para poder analisar de forma precisa os inquéritos.

II) Acompanhamento e feedback
Durante a unidade curricular, recebi sempre feedback sobre as minhas participações. Enquanto estudante, valorizo muito este aspeto e parece-me uma boa forma de esbater a distância que um ensino online e assíncrono comporta.

III) Contrato de aprendizagem
O contrato de aprendizagem foi um documento que me orientou ao longo destes meses. Excetuando a atividade do tema 3 (que numa primeira leitura levou-me à conclusão que teríamos de ler os 6 textos) é um documento explícito e bem estruturado que cumpre a sua função: orientar o estudante virtual no seu percurso.

IV) Sugestão
Creio que poderia existir atividades complementares entre o fórum e o portefólio. Esta é uma unidade curricular com muitas atividades e considero que o portefólio poderia ter muito mais relevância, acompanhar as aprendizagens e proporcionar o diálogo entre a turma. A minha sugestão é a redução, ou articulação com o blogue, das atividades para aprofundamento e reflexão dos temas tratados.

V) A minha aprendizagem pessoal
Nem sempre foi possível conciliar da melhor forma as atividades do fórum, com a atualização do blogue, com os compromissos profissionais e com as outras unidades curriculares. No entanto, creio que as aprendizagens que esta unidade curricular me proporcionaram são estruturantes para o meu quadro teórico de referência.


O meu agradecimento aos colegas e professoras por enriquecerem o meu ambiente de aprendizagem.  

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